Chegou a sua vez de se graduar em um curso superior.




Segundo o site do Instituto Nacional de Telecomunicações, Inatel,  foi graduada a primeira aluna angolana do curso de Engenharia de Telecomunicações, veja a matéria na íntegra.

Cursos de Telecomunicações estão em alta no Brasil



 


Foi graduada no dia 16 de agosto a primeira aluna angolana do curso de Engenharia de Telecomunicações. Indira Marília Antônio de Almeida passou a estudar na instituição através de um programa de parceria entra o Inatel e o Governo Angolano, que atualmente beneficia também outros estudantes.

Segundo Indira, após indicações recebidas no Instituto em que se formou como técnica em telecomunicações passou a pesquisar sobre o Inatel e se inscreveu para o vestibular. "Eu sempre tive vontade de estudar fora do meu país e o Brasil era meu foco. Após as indicações que eu tive sobre o Inatel, mesmo não o conhecendo, resolvi fazer o vestibular. E eu digo sempre que "Eu tenho sorte", pois sempre estudei em boas escolas e o Inatel caiu como um presente para mim, pois superou todas as minhas expectativas", afirma a aluna.

Sobre o curso a aluna é enfática sobre a qualidade encontrada no Inatel. "O curso de telecomunicações superou as minhas expectativas em relação aos estudos, as matérias, salas equipadas e laboratórios. Aprendi bastante e com certeza isso irá abrir as portas para o mercado de trabalho no futuro.", ressalta Indira.

Indira dará continuidade aos estudos e já está inscrita no programa de Mestrado do Inatel. "O Inatel é referência não só o Brasil e para acrescer ainda mais na minha carreira resolvi continuar os estudo na instituição através do mestrado e tenho grandes expectativas para mais esse dois anos e meio", finaliza.

Colação de Grau
A cerimônia de colação de grau aconteceu sexta, 16 de agosto, às 19h no Teatro Inatel. Serão graduados os alunos das turmas de Engenharia de Telecomunicação, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e a Primeira turma de Tecnologia em Automação Industrial.

Sobre o curso de Engenharia de Telecomunicações
As disciplinas básicas incluem matemática, física, informática, desenho e química. Na parte específica do currículo, você terá aulas de princípios de comunicação, eletrônica, eletromagnetismo, processamento de sinais, comunicações ópticas, fundamentos de telefonia, sistemas operacionais, técnicas digitais, redes de computadores de alta velocidade, televisão (analógica e digital) e comunicação via satélite. O estágio é obrigatório, assim como a apresentação de um trabalho de conclusão de curso. Em algumas escolas, esse curso é oferecido como habilitação de Engenharia Elétrica.
Duração média: cinco anos.

O que você pode fazer:

Infraestrutura
Criar, projetar, construir, implantar, operar e gerenciar sistemas e redes de telecomunicações, inclusive comunicações de dados, como internet.

Internet móvel
Desenvolver sistemas de transmissão de dados via aparelhos sem fio que dão acesso à internet.

Projeto
Planejar sistemas de transmissão de dados digitais por meio de cabos ópticos e satélites.

Serviços
Gerenciar a implantação, a tarifação, a configuração, a operação e o gerenciamento de redes de telecomunicações. Desenvolver novas tecnologias e equipamentos para comunicação de dados, informática e automação.

Locais recomendados para fazer o curso:

As melhores escolas

DF Brasília UnB Eng. de Redes de Comun.. MG Santa Rita do Sapucaí Inatel. PB Campina Grande UFCG Eng. Elétr. (telecom.). RJ Rio de Janeiro Uerj Eng. Elétr. (telecom.). SP São Paulo USP Eng. Elétr. (telecom.).

4 estrelas
CE Fortaleza UFC Eng. de Teleinformática. RJ Niterói UFF. Rio de Janeiro Cefet-RJ. SC Blumenau Furb. SP Campinas PUC-Campinas.

3 estrelas
CE Fortaleza Unifor-CE. MG Belo horizonte Fumec n/i. PA Belém Iesam. RJ Rio de Janeiro Estácio. RS Canoas Unilasalle. SP Araçatuba Unisalesiano n/i. Campinas Unisal Eng. Elétr. (telecom.).

Salário inicial: R$ 3.732,00 (6 horas diárias); fonte: CREA-SP.


Trabalhando em casa na internet, acesse através do link abaixo e descubra como você pode ter o seu negócio próprio em casa: